O que acontece com seu sistema imunológico quando você se exercita?
O exercício impulsiona a circulação sanguínea, permitindo que as células e substâncias do sistema imunológico se movam pelo corpo mais livremente. Isso aumenta a capacidade das células imunológicas de desempenhar suas funções de maneira ideal.
A parte complicada, no entanto, é que essas células imunológicas recuam para o tecido aproximadamente três horas após o exercício. Esse comportamento é o motivo pelo qual é vital ter prática diária regular, em vez de sessões de exercícios intensos de vez em quando.
Outro grande benefício do exercício físico regular é que ele regula a inflamação local e sistêmica, que é o que acontece quando o corpo ao tentar se curar após um vírus ou bactérias.
Como 20 minutos de exercício fortalecem seu sistema imunológico?
Pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade da Califórnia, descobriram que uma sessão de exercícios de 20 minutos pode dar um impulso anti-inflamatório para o seu corpo.
Segundo o estudo, dentro desses 20 minutos, o sistema imunológico é estimulado a produzir uma resposta celular anti-inflamatória.
No estudo, 47 participantes caminharam em uma esteira com um nível de intensidade ajustado ao seu nível de condicionamento físico.
As amostras de sangue foram coletadas antes e após o exercício, e é isso que os resultados mostraram: o exercício não precisa ser intensivo ou sustentado por mais de 20 minutos para produzir efeitos anti-inflamatórios no organismo.
Existe exercício demais?
Um estudo publicado em “Brain, Behavior and Immunity” testou. Neste experimento, o grupo com maior risco de gripe foram os que fizeram exercícios extenuantes por um período mais longo. Os mais bem preparados contra o vírus foram os que moderaram o exercício.
Isso ocorre porque exercícios prolongados (qualquer coisa além de 1,5 a 2 horas) suprimem temporariamente a resposta imune do corpo até que o exercício seja concluído.
Quanto mais longo e mais intenso você se exercita, mais tempo seu sistema imunológico fica inoperante.
Dicas para impulsionar seu sistema imunológico
Sabendo disso, nunca devemos tentar correr maratonas ou testar nossos limites no exercício? Não exatamente, mas é um bom lembrete de que, para fortalecer o sistema imunológico, menos é mais.
A chave para um sistema imunológico superior? Certifique-se de sintonizar seu corpo e adotar hábitos saudáveis que o ajudarão a atingir seus objetivos diários.
Ande naquele quarteirão extra com seu cachorro e ande de bicicleta para a cidade em vez de dirigir seu carro. Corte a grama, coma alimentos ricos em nutrientes, durma o suficiente e, é claro, aproveite sua dose diária de ioga! Seu corpo (e mente) vão agradecer.